Crônica

Uma crónica ou crônica é uma narração, segundo a ordem temporal. O termo é atribuído, por exemplo, aos noticiários dos jornais, comentários literários ou científicos, que preenchem periodicamente as páginas de um jornal.

Crônica é um gênero literário produzido essencialmente para ser veiculado na imprensa, seja nas páginas de uma revista, seja nas páginas de um jornal. Quer dizer, ela é feita com uma finalidade utilitária e pré-determinada: agradar aos leitores dentro de um espaço sempre igual e com a mesma localização, criando-se assim, no transcurso dos dias ou das semanas, uma familiaridade entre o escritor e aqueles que o lêem.


As Crônicas de Narnia - Série de filmes e livros Baseado em Crônicas extraordiarias!

As Crônicas de Nárnia (The Chronicles of Narnia, no original em inglês), é uma série de sete livros de romance para o público infantil, escrita pelo autor irlandês Clive Staples Lewis (conhecido simplesmente como C.S.Lewis). É a obra mais conhecida do autor, e a série é considerada um clássico da literatura infantil, tendo vendido mais de 120 milhões de cópias em 41 idiomas. Escrito por Lewis entre 1949 e 1954, e ilustrado por Pauline Baynes, as Crônicas de Nárnia foram adaptadas diversas vezes, inteiramente ou parcialmente, para a rádio, televisão, teatro e cinema. Além dos tradicionais temas cristãos, a série usa caracteres da mitologia grega e nórdica, bem como os tradicionais contos de fadas.

As Crônicas de Nárnia apresentam, geralmente, as aventuras de crianças que desempenham um papel central e descobrem o ficcional Reino de Nárnia, um lugar onde a magia é corriqueira, os animais falam, e ocorrem batalhas entre o bem e o mal. Em todos os livros (com exceção de "O Cavalo e seu Menino") os personagens principais são crianças de nosso mundo, que são magicamente transportadas para Nárnia a fim de serem ajudadas e instruídas pelo leão falante conhecido como Aslam (ou Aslan, dependendo da tradução).

Ainda durante sua infância, Lewis criava ilustrações para as histórias que escrevia. Quando o livro O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa estava prestes a ser publicado, ele havia pensado na possibilidade de ilustrá-lo, mas acabou solicitando uma desenhista profissional, Pauline Baynes, que na época tinha um pouco mais de vinte anos de idade, mas que já tinha ilustrado o último livro do autor J. R. R. Tolkien (chamado de Mestre Gil de Ham). Lewis, então, decidiu que ela seria a pessoa ideal para ilustrar as pessoas e os fantásticos seres em O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa; porém ela acabou ilustrando os sete livros da série.

No Brasil, a série As Crônicas de Nárnia foi editada inicialmente pela ABU Editora, e era praticamente desconhecida até o lançamento do filme The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe, que fez com que os livros fossem os mais vendidos no país.


Estátua em memória do autor da série, Clive Staples Lewis, olhando o interior de um guarda-roupa, como no livro "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa".

Livros:

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa
Príncipe Caspian
A Viagem do Peregrino da Alvorada
A Cadeira de Prata
O Cavalo e seu Menino
O Sobrinho do Mago
A Última Batalha




As Crônicas De Nárnia- O Leão, A Feiticeira e o Guarda Roupa
titulo original:
(The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe)

lançamento: 2005 (EUA)

direção: Andrew Adamson

atores: Georgie Henley , William Moseley , Skandar Keynes , Anna Popplewell , Tilda Swinton

duração: 140 min

gênero: Aventura

status: arquivado

sinopse:

Lúcia (Georgie Henley), Susana (Anna Popplewell), Edmundo (Skandar Keynes) e Pedro (William Moseley) são quatro irmãos que vivem na Inglaterra, em plena 2ª Guerra Mundial. Eles vivem na propriedade rural de um professor misterioso, onde costumam brincar de esconde-esconde. Em uma de suas brincadeiras eles descobrem um guarda-roupa mágico, que leva quem o atravessa ao mundo mágico de Nárnia. Este novo mundo é habitado por seres estranhos, como centauros e gigantes, que já foi pacífico mas hoje vive sob a maldição da Feiticeira Branca, Jadis (Tilda Swinton), que fez com que o local sempre estivesse em um pesado inverno. Sob a orientação do leão Aslam, que governa Nárnia, as crianças decidem ajudar na luta para libertar este mundo do domínio de Jadis.





As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian

Elenco: Georgie Henley, Skandar Keynes, William Moseley, Anna Popplewell, Ben Barnes, Peter Dinklage, Pierfrancesco Favino e Sergio Castellitto, com Liam Neeson como a voz de Aslam

Direção: Andrew Adamson
Gênero: Aventura
Distribuidora: Buena Vista
Estreia: 30 de Maio de 2008

Sinopse:

Os personagens da eterna fantasia de C.S. Lewis ganham vida novamente neste novo capítulo da série As Crônicas de Nárnia, na qual os irmãos Pevensie são magicamente transportados outra vez da Inglaterra ao mundo de Nárnia, onde uma emocionante e perigosa aventura e um teste ainda maior de coragem e do destino os aguarda.

Um ano depois dos incríveis acontecimentos de O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, os reis e rainhas de Nárnia se vêem de volta ao longínquo e maravilhoso reino e descobrem que mais de 1300 anos narnianos se passaram. Durante sua ausência, a Era de Ouro de Nárnia foi extinta, Nárnia foi conquistada pelos Telmarines e agora está sob o domínio do maligno rei Miraz, que governa impiedoso a terra.

As quatro crianças logo encontram um novo e intrigante personagem: o herdeiro legítimo do trono de Nárnia, o jovem Príncipe Caspian, que foi forçado a ficar escondido enquanto seu tio Miraz planeja matá-lo para dar o trono a seu filho recém-nascido. Com a ajuda de um gentil duende, de um corajoso rato falante chamado Reepicheep, de um texugo chamado Trufflehunter e do Duende Negro, Nikabrik, os narnianos, liderados pelos poderosos cavaleiros Peter e Caspian, embarcam em uma fantástica jornada para encontrar Aslam, retirar Nárnia do domínio tirânico de Miraz e restaurar a magia e a glória da terra.

Curiosidades:

» O livro 'Príncipe Caspian’, lançado em 1951 – o segundo na ordem de publicação da obra de sete volumes – será o próximo a ser levado ao cinema. O elenco original volta na continuação, assim como Andrew Adamson, contratado para produzir, dirigir e escrever a segunda aventura.

» O segundo filme, que chegaria aos cinemas dia 14 de Dezembro de 2007, foi adiado para Julho/Agosto de 2008 (Verão Americano).

» Após Caspian, já foi confirmada a adaptação de 'Voyage of the Dawn Treader', no qual Edmund e Lucy ajudam a encontrar os sete lordes banidos de Nárnia.







Read Users' Comments ( 0 )

Blogueiros

Aki a gente tah em ksa!

Blogs e programas de comunicação instantânea
fazem da internet o espaço
onde o jovem afirma
sua identidade

Convivência: cada um em seu computador, os jovens conversam como se estivessem reunidos ao vivo


Lucas Soares, 15 anos, está conversando com uma amiga pelo computador, em um programa de comunicação instantânea: "Step, bora nu cinema nesti sábadu a noiti?". De sua casa, "Step", aliás, Stephanie Lithium, também 15 anos, aceita o convite: "Vamu ae! Pod c as 8?". Os pais de Lucas e Stephanie podem ficar tranqüilos: seus filhos não desaprenderam o português. Lucas e Step apenas estão usando abreviações e neologismos que, para os jovens que hoje passam horas em frente ao computador, tornam mais ágil e divertida a comunicação na internet. Essa língua – que alguns já chamam de "bloguês" – é um dos sinais mais evidentes de que os jovens realmente estão afirmando sua identidade na rede. "Nós estamos hoje diante de uma nova geração de usuários da internet, jovens que fazem da rede um lugar de convivência", diz o publicitário Pedro Cabral, presidente da Agência Click, especializada em publicidade na internet. Os diários eletrônicos, ou blogs, e os comunicadores instantâneos como o MSN ou o ICQ são as ferramentas básicas dessa convivência.

Estima-se que até o fim do ano 10 milhões de blogs estarão no ar no mundo. Dos existentes hoje, 51,5% são de pessoas entre 13 e 19 anos. O adolescente gosta não só de produzir o próprio blog, mas também de espiar a página dos outros. No Brasil, em uma pesquisa realizada em março, 42% da turma de 12 a 24 anos que acessa a internet visitou algum blog. Na mesma faixa de idade, os usuários de comunicadores instantâneos – programas que permitem a troca de mensagens em tempo real, como em uma conversa ao vivo – são 60%.

O conteúdo típico de um blog adolescente é uma fascinante miscelânea: poemas, letras de música, desenhos de bichinhos, registros das atividades do dia, pensamentos e fotos de ídolos como Amy Lee, vocalista do grupo Evanescence. "Enquanto o adulto só exibe a arte-final, o adolescente mostra seus rascunhos no blog, que assim se torna um modo divertido de esse jovem estabelecer sua identidade", diz o estudioso da vida digital Luli Radfahrer, professor da Escola de Comunicações e Artes da USP. Diferentemente do velho diário em papel, o blog é público e pode ser inspecionado até pelos pais do blogueiro. Mas isso não significa uma perda de "intimidade". Pelo contrário, os adolescentes descobriram um certo poder liberador na rede. "Pela internet, pergunto e falo coisas que teria vergonha de dizer pessoalmente", admite Lucas Soares.




Isso vale tanto para os blogs como para os comunicadores instantâneos, principais responsáveis pelo crescente número de horas que a garotada passa com os olhos vidrados na tela e os dedos batucando no teclado. "Tirei os comunicadores da minha máquina, pois eles acabam viciando", diz Juliana Ferreira, 18 anos, de Vitória, Espírito Santo. O "vício" era implacável: Juliana atravessava as madrugadas conversando no computador, quando tinha de acordar às 6 horas para ir à aula. Hoje, enquanto se prepara para o vestibular, ainda passa cinco horas por dia no computador. Mantém seu blog sempre atualizado e tem feito amizades virtuais com os visitantes que deixam comentários na sua página. Foi igualmente por meio de comentários em um blog que Venâncio Domingos, 24 anos, encontrou Fernanda Gava, 18. Hoje os dois moram em Curitiba, mas, quando se conheceram pela internet, ela vivia em Florianópolis. São conhecidos na internet como "Casal Fotolog", graças à popular página de fotos que montaram quando namoravam a distância. Tornaram-se a imagem ideal para os internautas românticos. Existem até outros blogs dedicados a comentar a beleza do casal. "As pessoas acham que somos o casal perfeito. Mas é porque nunca publicamos nossas brigas na internet", diz Venâncio.

A despeito do sucesso do Casal Fotolog – que em algumas semanas já teve até 200 000 visitantes em sua página –, a paquera com desconhecidos não é costumeira entre jovens internautas. No grupo que atravessa a noite jogando conversa fora pelo computador, em geral todos se conhecem pessoalmente. A interação entre comunicadores e blogs, porém, também permite que o jovem estabeleça relações que eram impossíveis em tempos menos globalizados. Para comparar, imagine um fã-clube de alguma estrela pop dos anos 80. Os jovens fãs teriam de arranjar uma sede para o clube, com uma parede para pendurar um pôster. Hoje, a foto no blog ou site substituiu o pôster, e os fãs trocam informações a distância. Lucas Soares participa de um fã-clube virtual de Avril Lavigne. De Jataí, cidade do interior de Goiás, ele ajuda amigos virtuais de São Paulo e de Portugal a atualizar um site dedicado à cantora teen canadense. Flw?


Pequeno dicionário de bloguês

Para se comunicar na internet, os jovens utilizam um
dialeto especial. Veja o que significam alguns termos:


Ae – aí (também usado como saudação)

Kra – cara

Aki – aqui

Ksa – casa

Bj – beijo

Moh – maior

Bjaum – beijão

Msm – mesmo

Bora – vamos

Naum – não

Dps – depois

Ont – ontem

C – ser

Peçu – peço

[]s – abraços

Ctz – certeza

Pod – pode

Doke – do que

Qdo – quando

Fikei – fiquei

Tah – está

Flw – falou

Taum – estão

Fmza – firmeza

Tpw – tipo

Fofu,fofix – fofo

Vc – você

Hj – hoje

Xau – tchau

Kdvc – cadê você?




Read Users' Comments ( 0 )